DE LINHAS A MARINHAS: PICTOGRAFIAS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR

Autores

  • Alberto Carlos de Souza
  • Túlio Alberto Martins de Figueiredo
  • Ângela Maria Adolfo Apini

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência interdisciplinar desenvolvida com 50 alunos de Educação Infantil (idade entre 4 a 5 anos) de escola situada no Bairro São Pedro I, na periferia do município de Vitória – ES. Teve como objetivo desenvolver, a partir da obra literária Três pontinhos, de Mário Vale, representações pictográficas dos elementos visuais (1997), a saber, linha, superfície, volume e cor. O trabalho foi implementado em uma oficina com duração de 15 horas/aula, utilizando-se como estratégias a dramatização e a representação pictórica individual. A análise de conteúdo norteou o processo de categorização do material produzido pelos alunos. A mobilização das crianças em todo o processo foi intensa. Devemos evidenciar que, mesmo não havendo, por parte dos professores, quaisquer interferências no processo de criação, um terço das representações pictográficas elaboradas pelos alunos reportaram-se a composições marítimas, refletindo, dessa forma, cenas muito comuns ao cotidiano daquelas crianças que vivem numa região à beira-mar.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

de Souza, A. C., de Figueiredo, T. A. M., & Apini, Ângela M. A. (2015). DE LINHAS A MARINHAS: PICTOGRAFIAS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR. VIDYA, 29(2), 4. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/326

Edição

Seção

Artigos