PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS

Cibele da Silva Lucion, Paulo Rômulo de O. Frota

Resumo


O presente artigo resultou de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa. O objetivo geral constitui-se em analisar a importância da disciplina Psicologia da Educação na formação docente dos licenciados em Ciências Naturais (Química, Física, Matemática e Biologia). A Psicologia da Educação pertence ao quadro de disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciaturas pesquisados e tem, dentre outras finalidades, a de oferecer aporte teórico e prático sobre as teorias da aprendizagem, desenvolvimento humano, aspectos psicológicos influentes no processo de ensino e aprendizagem, relacionamento interpessoal no contexto escolar e subjetividade humana. Concluiu-se que, embora, a maioria dos entrevistados a considere importante em sua formação, faltam argumentos que justifiquem tais afirmações. Além disso, foram apontadas críticas sobre a pouca contextualização durante a graduação com a realidade prática, incluindo o enfoque no desenvolvimento e na aprendizagem infantil em detrimento das particularidades da adolescência, público do ensino médio, pouco abordado segundo os entrevistados.

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