ANÁLISE PSICOMÉTRICA DO TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA SIMPLIFICADO

Patrick Alves Vizzotto, Luiz Fernando Mackedanz

Resumo


Medir a Alfabetização Científica permite avaliar como este construto consegue ser percebido nas inúmeras atividades que visam promovê-la. Porém, a extensão dos testes utilizados é um fator que complica sua correta aplicação. Assim, realizou-se uma análise dos aspectos psicométricos de uma versão reduzida do Teste de Alfabetização Científica Básica de Laugksch e Spargo. O questionário foi aplicado em 653 ingressantes de cursos Técnicos e de Graduação e apresentou índices que sugerem adequação para avaliar o que se propõe medir. É indicado o emprego do teste para mensurar o nível de Alfabetização Científica Básica de maneira quantitativa. Sugere-se a sua aplicação em outras amostras dessa população a fim de verificar a estabilidade dos itens, e corroborar a estrutura teórica das componentes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.