POTENCIALIZANDO O VIVER SAUDÁVEL PELAS PRÁTICAS EMPREENDEDORAS EM SAÚDE

Dirce Stein Backes, Martha Helena Teixeira de Souza, Mara Regina C. T. Marchiori, Adriana Dornelles Carpes, Aline G. Schirmer Pigatto, Amara L. H. Tavares Battistel, Hedioneia Maria F. Pivetta

Resumo


Com este estudo objetiva-se compreender a percepção de docentes, discentes, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em relação a ações educativas integradas, voltadas para a promoção do viver saudável, sob o olhar do empreendedorismo social. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativo-construtivista, que propõe a participação coletiva e ações planejadas com ênfase na mudança de uma situação ou realidade. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFRA sob número 333/2008. A coleta de dados ocorreu concomitantemente às discussões e intervenções, durante o primeiro semestre de 2009. As falas codificadas e analisadas resultaram em quatro eixos temáticos: construindo e reconstruindo saberes; transformando e sendo transformado; promovendo a saúde e cidadania pelo resgate da autoestima e ampliando o conceito de saúde. Da experiência realizada, pode-se inferir que tanto discentes e docentes, quanto profissionais e usuários podem ser autores e protagonistas de novos modos de aprender e ensinar no contexto da saúde, considerando que os resultados repercutiram positivamente na formação acadêmica, na emancipação dos sujeitos sociais e principalmente na ampliação do conceito de saúde.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.