ABSTRAÇÕES EM GEOMETRIA: UMA ALTERNATIVA PARA ANÁLISE DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO

Autores

  • André Pereira da Costa Universidade Federal do Oeste da Bahia

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, tem por objetivo introduzir o conceito de abstração geométrica como uma alternativa para análise do pensamento geométrico de estudantes do ensino básico, a partir do estudo dos registros de representação semiótica no domínio da Geometria. Consideramos que essa forma de pensar em Matemática é a capacidade de compreender a natureza dos fenômenos e inferir sobre eles; identificar e perceber a importância da Geometria como uma ferramenta para entendimento do mundo físico e como um modelo matemático para compreensão do mundo teórico. As propriedades das abstrações geométricas indicam a existência de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Isso é possível verificar, pois as características se tornam mais sofisticadas à medida que avançamos as abstrações. Portanto, pensar geometricamente demanda a mobilização de, no mínimo, uma das seis abstrações geométricas aqui analisadas: a espacial, a perceptiva, a analítica, a descritiva, a dedutiva e a hipotética. Essas características emergem a partir da abstração geométrica espacial.

Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da área de Educação Matemática da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Costa, A. P. da. (2020). ABSTRAÇÕES EM GEOMETRIA: UMA ALTERNATIVA PARA ANÁLISE DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. VIDYA, 40(1), 137–158. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2996

Edição

Seção

Artigos