ABSTRAÇÕES EM GEOMETRIA: UMA ALTERNATIVA PARA ANÁLISE DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO

André Pereira da Costa

Resumo


Este artigo, de natureza teórica, tem por objetivo introduzir o conceito de abstração geométrica como uma alternativa para análise do pensamento geométrico de estudantes do ensino básico, a partir do estudo dos registros de representação semiótica no domínio da Geometria. Consideramos que essa forma de pensar em Matemática é a capacidade de compreender a natureza dos fenômenos e inferir sobre eles; identificar e perceber a importância da Geometria como uma ferramenta para entendimento do mundo físico e como um modelo matemático para compreensão do mundo teórico. As propriedades das abstrações geométricas indicam a existência de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Isso é possível verificar, pois as características se tornam mais sofisticadas à medida que avançamos as abstrações. Portanto, pensar geometricamente demanda a mobilização de, no mínimo, uma das seis abstrações geométricas aqui analisadas: a espacial, a perceptiva, a analítica, a descritiva, a dedutiva e a hipotética. Essas características emergem a partir da abstração geométrica espacial.

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