A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES SOBRE O HÁBITO DA LEITURA
Resumo
Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que buscou investigar se obras literárias que abordam fatos históricos relacionados ao desenvolvimento da Matemática como ciência, disponibilizadas em bibliotecas de escolas estaduais do Paraná, vêm sendo consultadas, lidas e utilizadas por professores de Matemática e se a leitura de tais obras provoca mudanças de postura em relação à incorporação da História nas aulas de Matemática. Os dados foram coletados a partir de questionários, realizados com professores da educação básica e com bibliotecárias de escolas. A base teórica sustenta-se na importância da História da Matemática como recurso metodológico de ensino e da leitura como ferramenta de capacitação do professor para o uso de tal recurso na abordagem dos conteúdos matemáticos. Os dados apontam que um percentual muito pequeno dos professores tem buscado aprimorar seu conhecimento matemático e metodológico por meio da leitura e, ainda, que os professores que leem mais utilizam com mais frequência a História da Matemática em suas aulas.Downloads
Publicado
15.04.2011
Como Citar
Fillos, L. M., Bonete, I. P., & Caetano, J. J. (2011). A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES SOBRE O HÁBITO DA LEITURA. VIDYA, 31(2), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/294
Edição
Seção
Artigos