REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES E A PRÁTICA NOS ESTÁGIOS: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR DE QUÍMICA

Enio de Lorena Stanzani, Fernando Bastos, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Este artigo traz resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o percurso de um licenciando nos estágios supervisionados, buscando compreender como o processo de orientação, fundamentado nas pesquisas da área, pôde contribuir para a reelaboração de suas ideias iniciais acerca dos saberes e da prática docente. O percurso metodológico pautou-se na análise das entrevistas realizadas ao longo do desenvolvimento de duas disciplinas de estágio, ofertadas em um curso de Licenciatura em Química. As considerações advindas deste movimento investigativo apontam que, inicialmente, o licenciando prioriza os saberes pedagógicos, referindo-se às diferentes formas de trabalhar o conteúdo, porém ainda não apresenta preocupações relacionadas à integração entre os saberes docentes. No decorrer das atividades, entretanto, reelabora suas ideias, demandando atenção aos outros saberes - disciplinar, curricular, experiencial - e à articulação entre eles, a fim de contemplar um planejamento e o desenvolvimento de uma prática fundamentada e que atendesse às especificidades do ambiente escolar.


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