ANALISANDO O TRABALHO REALIZADO PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA NO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Maria Marilei Soistak, Nilcéia A. M. Pinheiro, Luiz A. Pilatti

Resumo


No presente artigo, partimos do pressuposto apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) das séries iniciais de que o ensino-aprendizagem possa possibilitar aos alunos o questionamento da realidade, de maneira que tenham condições de formular problemas, bem como resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. Acredita-se que a partir de projetos interdisciplinares é possível atingir os propósitos constantes nos PCNs. Seguindo tal pressuposto, objetivamos investigar, através de entrevistas semiestruturadas, o que pensam os docentes da rede pública municipal a respeito do trabalho por meio da aplicação de projetos interdisciplinares em sala de aula e como eles avaliam essas práticas. A análise dos dados apontou, que embora muitas instituições de ensino venham apoiando os trabalhos por meio de projetos, os docentes ainda se sentem pouco seguros em trabalhar dessa forma. Na opinião dos docentes, seria necessário integração entre os profissionais da escola, maior tempo de preparo das aulas, além de mais conhecimento aos professores que trabalham com séries iniciais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.