LEITURA DE SABERES ENCERRADOS NOS CADERNOS ESCOLARES: O CASO DOS PROBLEMAS DE ARITIMÉTICA (FRANÇA, 1870-1936)

Autores

  • Luciane de Fatima Bertini Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir possibilidades de leitura de saberes em cadernos escolares, de forma mais específica, a leitura de saberes aritméticos no ensino primário. Para a discussão foi tomada como base uma pesquisa realizada por Bertini (2019) que teve como interesse investigar como os problemas relacionados ao ensino de aritmética estiveram presentes nos cadernos escolares do ensino primário francês no período entre 1870 e 1936. Como resultados são destacados alguns aspectos considerados como importantes no processo de análise dos cadernos para elucidação de saberes. Além disso, evidencia-se a possibilidade de acesso a saberes resultantes de relações internas e externas às salas de aula por meio de análises das tarefas presentes nos cadernos escolares. Ainda, a consideração dos problemas como um saber a ser ensinado indica que essa caracterização de saber envolve não somente os saberes oriundos de um campo disciplinar, mas também daqueles próprios da cultura escolar (matemática escolar).

Biografia do Autor

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela UFSCar. Docente na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Diadema. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP.

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Bertini, L. de F. (2019). LEITURA DE SABERES ENCERRADOS NOS CADERNOS ESCOLARES: O CASO DOS PROBLEMAS DE ARITIMÉTICA (FRANÇA, 1870-1936). VIDYA, 39(2), 337–346. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2869