A MATEMÁTICA ESCOLAR NO CERNE DE DEBATES HISTÓRICOS ENTRE PROFESSORES: TRAMAS DE PRESCRIÇÕES, CONCEPÇÕES E SABERES DOCENTES

Autores

  • Tercio Girelli Kill UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Julia Schaetzle Wrobel UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Discussões públicas que têm como mote a Matemática escolar não são incomuns na história da educação matemática. Nesse contexto, o presente estudo se propõe delinear concepções sobre a Matemática escolar em Vitória, capital do Espírito Santo, nos primeiros anos do século XX, e também relações com contextos mais amplos. Serviram como fontes cartas publicadas no jornal Diário da Manhã em 1933, de autoria dos professores Ericsson Cavalcanti e Alberto Stange Junior. Busca analisar as concepções sobre matemática escolar, o perfil dos responsáveis pelo seu ensino e a produção de materiais didáticos. O estudo retrata elementos históricos constitutivos da Matemática escolar, no contexto de dinâmicas discursivas próprias, porém recorrentes no tempo. Foram constatadas posições divergentes relativas às feições da Matemática escolar, ao perfil dos docentes e à produção de materiais didáticos.

Biografia do Autor

Tercio Girelli Kill, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Mestrado em Educação (Educação Matemática) pela UFES, Doutorado em Educação (Linguagem Matemática) pela UFES, Pós-Doutorado em História da Educação Matemática na UNIFESP. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Matemática e História da Educação Matemática.

Julia Schaetzle Wrobel, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em licenciatura Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Matemática Aplicada pela PUC-Rio e Doutorado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Atualmente é professora na Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas na área formação de professores.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Kill, T. G., & Wrobel, J. S. (2019). A MATEMÁTICA ESCOLAR NO CERNE DE DEBATES HISTÓRICOS ENTRE PROFESSORES: TRAMAS DE PRESCRIÇÕES, CONCEPÇÕES E SABERES DOCENTES. VIDYA, 39(2), 617–633. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2858