CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NOTURNO: DUAS FRENTES DE UM MESMO LADO

Autores

  • Daniella Thiemy Sada da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (mestranda) Prefeitura Municipal de Gravataí (professora de Matemática)
  • Maria Cecília Bueno Fischer Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Matemática Pura e Aplicada.

Resumo

Este trabalho consiste em uma representação do passado acerca da criação e da implantação do curso de Licenciatura em Matemática noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A constatação da escassez de produções sobre o tema e o reconhecimento da importância de conservar memórias dos cursos de formação de professores (de Matemática) nos impulsionam neste trabalho. Temos como base fontes documentais do Núcleo de Gestão Documental do Instituto de Matemática e uma fonte oral (PORTELLI, 2010, 2016), que consiste na entrevista com uma professora que participou da criação e implantação do curso. O respaldo teórico se deu principalmente em Garcia (1992, 1995, 1999), Krahe (2009) e Búrigo, Dalcin e Fischer (2017). As considerações finais deste trabalho aludem a duas lutas associadas à criação do curso: a relacionada à uma demanda social; e ao interesse na preservação do quadro de servidores, frente às ameaças de cortes no funcionalismo público.

Biografia do Autor

Daniella Thiemy Sada da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (mestranda) Prefeitura Municipal de Gravataí (professora de Matemática)

Atualmente sou mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientada pela professora Doutora Maria Cecília Bueno Fischer. Trabalho como professora de Matemática na rede municipal de educação de Gravataí - RS. Possuo graduação- sanduíche em Licenciatura em Matemática pela UFRGS e pela Universidade de Évora - Portugal, em que estudei como bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2016/2 a 2017/1.

Maria Cecília Bueno Fischer, Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Matemática Pura e Aplicada.

Possui graduação em Ciências Habilitação Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Realizou doutorado-sanduíche em 2003-2004 em Braga, Portugal, e estágio pós-doutoral em Lisboa, Portugal, em 2007-2008. É professora do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino-aprendizagem, avaliação e história da educação matemática. Fonte: Lattes.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Sada da Silva, D. T., & Bueno Fischer, M. C. (2019). CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NOTURNO: DUAS FRENTES DE UM MESMO LADO. VIDYA, 39(2), 565–584. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2855