CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NOTURNO: DUAS FRENTES DE UM MESMO LADO

Daniella Thiemy Sada da Silva, Maria Cecília Bueno Fischer

Resumo


Este trabalho consiste em uma representação do passado acerca da criação e da implantação do curso de Licenciatura em Matemática noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A constatação da escassez de produções sobre o tema e o reconhecimento da importância de conservar memórias dos cursos de formação de professores (de Matemática) nos impulsionam neste trabalho. Temos como base fontes documentais do Núcleo de Gestão Documental do Instituto de Matemática e uma fonte oral (PORTELLI, 2010, 2016), que consiste na entrevista com uma professora que participou da criação e implantação do curso. O respaldo teórico se deu principalmente em Garcia (1992, 1995, 1999), Krahe (2009) e Búrigo, Dalcin e Fischer (2017). As considerações finais deste trabalho aludem a duas lutas associadas à criação do curso: a relacionada à uma demanda social; e ao interesse na preservação do quadro de servidores, frente às ameaças de cortes no funcionalismo público.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v39i2.2855

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