CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR

Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Tania Teresinha Bruns Zimer

Resumo


As discussões aqui apresentadas têm como objetivo compreender as concepções de educadores em Formação Inicial sobre a Resolução de Problemas para o ensino de Matemática, sendo os sujeitos da pesquisa estudantes da 3ª série do Ensino Médio de um curso profissionalizante de Formação de Docentes, de uma instituição pública de Curitiba. A metodologia de pesquisa adotada refere-se à abordagem qualitativa, em consonância com as ideias de Bogdan e Biklen (1994), utilizando como instrumentos de coleta de dados: diário de pesquisa com anotações sobre as observações do campo de pesquisa, um questionário e entrevista. As reflexões e análises dos dados coletados, à luz das perspectivas de Polya (2006), Allevato e Onuchic (2014) e Smole e Diniz (2001), evidenciam que os sujeitos de pesquisa apresentam um conjunto de ideias que transitam entre um pensamento tradicional e a adoção de novas estratégias no ensino-aprendizagem em Matemática por meio da Resolução de Problemas.


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