CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR

Autores

Resumo

As discussões aqui apresentadas têm como objetivo compreender as concepções de educadores em Formação Inicial sobre a Resolução de Problemas para o ensino de Matemática, sendo os sujeitos da pesquisa estudantes da 3ª série do Ensino Médio de um curso profissionalizante de Formação de Docentes, de uma instituição pública de Curitiba. A metodologia de pesquisa adotada refere-se à abordagem qualitativa, em consonância com as ideias de Bogdan e Biklen (1994), utilizando como instrumentos de coleta de dados: diário de pesquisa com anotações sobre as observações do campo de pesquisa, um questionário e entrevista. As reflexões e análises dos dados coletados, à luz das perspectivas de Polya (2006), Allevato e Onuchic (2014) e Smole e Diniz (2001), evidenciam que os sujeitos de pesquisa apresentam um conjunto de ideias que transitam entre um pensamento tradicional e a adoção de novas estratégias no ensino-aprendizagem em Matemática por meio da Resolução de Problemas.

Biografia do Autor

Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação (USP). Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Mitsuuchi, J. T. A., & Zimer, T. T. B. (2020). CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR. VIDYA, 40(1), 237–257. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2839

Edição

Seção

Artigos