ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA OBRA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO, NO FINAL DO SÉCULO XIX

Autores

  • Relicler Pardim Gouveia Universidade Federal de São Paulo - Mestre em Educação Matemática
  • Luiz Carlos Pais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Doutor em Educação Matemática

Resumo

Este artigo analisa aspectos históricos do ensino da matemática elementar no contexto educacional brasileiro do final do século XIX. Mais especificamente propõe uma análise de uma obra publicada em 1879, intitulada Aritmética Elementar Illustrada, de Antonio Bandeira Trajano, autor de vários outros manuais escolares que circularam por várias décadas nas mais diferentes regiões do Brasil. Foram utilizadas, além da referida obra, outras fontes tais como relatórios ministeriais, legislação educacional, artigos de jornais e outros manuais da época. O estudo se deu a partir de uma abordagem metodológica crítica, decorrente de leituras feitas na obra de Marc Bloch e de outros autores vinculados ao movimento da Escola dos Annales, entrelaçados com conceitos propostos por André Chervel, bem como apropriação e representação proposto por Roger Chartier. Constatou-se que Antônio Trajano formalizou, nos manuais que produziu, a sua maneira de entender e aplicar o método intuitivo para atender às específicas didáticas do ensino da aritmética elementar e do sistema métrico decimal.

Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de São Paulo - Mestre em Educação Matemática

Mestre em Educação Matemática

Luiz Carlos Pais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Doutor em Educação Matemática

Doutor em Educação Matemática

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

Gouveia, R. P., & Pais, L. C. (2019). ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA OBRA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO, NO FINAL DO SÉCULO XIX. VIDYA, 39(2), 495–508. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2830