ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA OBRA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO, NO FINAL DO SÉCULO XIX

Relicler Pardim Gouveia, Luiz Carlos Pais

Resumo


Este artigo analisa aspectos históricos do ensino da matemática elementar no contexto educacional brasileiro do final do século XIX. Mais especificamente propõe uma análise de uma obra publicada em 1879, intitulada Aritmética Elementar Illustrada, de Antonio Bandeira Trajano, autor de vários outros manuais escolares que circularam por várias décadas nas mais diferentes regiões do Brasil. Foram utilizadas, além da referida obra, outras fontes tais como relatórios ministeriais, legislação educacional, artigos de jornais e outros manuais da época. O estudo se deu a partir de uma abordagem metodológica crítica, decorrente de leituras feitas na obra de Marc Bloch e de outros autores vinculados ao movimento da Escola dos Annales, entrelaçados com conceitos propostos por André Chervel, bem como apropriação e representação proposto por Roger Chartier. Constatou-se que Antônio Trajano formalizou, nos manuais que produziu, a sua maneira de entender e aplicar o método intuitivo para atender às específicas didáticas do ensino da aritmética elementar e do sistema métrico decimal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v39i2.2830

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.