ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EM PERIÓDICOS DE ENSINO: O QUE TRAZEM AS PESQUISAS?
Resumo
O livro didático ocupa papel de destaque nas atividades de ensino e de aprendizagem, indo além da função de uma ferramenta didática. Com o objetivo de sistematizar as pesquisas referentes aos livros didáticos do Ensino de Biologia, analisamos os artigos vinculados a essas temáticas publicados em periódicos Qualis A1 da área de Ensino, com ênfase em Educação de Ciências, no período de 2007 a 2018. A pesquisa configurou-se como um estado do conhecimento e mapeou os artigos por meio dos termos de busca “livro didático” e “ensino de biologia”. Identificamos 40 artigos, sendo estes organizados em dois grandes eixos de análise: Temáticas da Biologia e Linhas de Pesquisa em Educação em Ciências. Em relação às Temáticas da Biologia, a Ecologia e a Genética receberam mais atenção. Quanto às Linhas de Pesquisa em Educação em Ciências, a Educação ambiental se fez mais evidente nos artigos investigados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









