A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NA CRIANÇA, SEGUNDO PIAGET: OS PROCESSOS MENTAIS QUE A CONDUZEM À FORMAÇÃO DA NOÇÃO DO ESPAÇO EUCLIDIANO

Autores

  • Rafael Montoito
  • José Carlos Pinto Leivas

Resumo

O texto que se segue, de abordagem piagetiana, tem por objetivo discutir como se dá a representação do espaço na criança e as principais características das relações que compõem este processo: as relações topológicas, projetivas e euclidianas. Consiste de uma pesquisa bibliográfica ao se concentrar em textos relacionados aos estudos de Piaget, seus colaboradores e seguidores. Visando melhorar o ensino de geometria (principalmente na pré-escola e nas séries iniciais), propomos-nos a recapitular e ilustrar alguns conceitos da teoria de Piaget, os quais servirão para elucidar ainda mais cada uma das citadas relações, e discutir algumas atividades que podem ajudar na construção do pensamento matemático, no que tange à geometria.

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Publicado

07.04.2012

Como Citar

Montoito, R., & Leivas, J. C. P. (2012). A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NA CRIANÇA, SEGUNDO PIAGET: OS PROCESSOS MENTAIS QUE A CONDUZEM À FORMAÇÃO DA NOÇÃO DO ESPAÇO EUCLIDIANO. VIDYA, 32(2), 15. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/271

Edição

Seção

Artigos