O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS

Rosemar de Fátima Vestena, Valdir Pretto

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência, o qual aborda as contribuições do teatro no ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e na Formação Docente. As atividades foram desenvolvidas de modo interdisciplinar: Ensino de Ciências I e Formação Docente e Desenvolvimento Profissional em um curso de Pedagogia, Santa Maria, RS, no segundo semestre de 2010. Trata-se do teatro como alternativa metodológica tanto para o ambiente escolar quanto para a formação de professores. A presença desta arte, nesses espaços educativos e formativos, vem ocorrendo por meio de subsídios teóricos e práticos em que as artes cênicas estão sendo incluídas como viés para o ensino e aprendizagem. Com esta metodologia, as interações dos saberes se tornam complementares e grandes aliadas ao processo educacional. A repercussão destas ações didáticas desencadearam a oferta da disciplina optativa Pedagogia da Arte: Teatro, nos primeiros semestres, tanto de 2011 quanto de 2012.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.