O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena
  • Valdir Pretto

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência, o qual aborda as contribuições do teatro no ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e na Formação Docente. As atividades foram desenvolvidas de modo interdisciplinar: Ensino de Ciências I e Formação Docente e Desenvolvimento Profissional em um curso de Pedagogia, Santa Maria, RS, no segundo semestre de 2010. Trata-se do teatro como alternativa metodológica tanto para o ambiente escolar quanto para a formação de professores. A presença desta arte, nesses espaços educativos e formativos, vem ocorrendo por meio de subsídios teóricos e práticos em que as artes cênicas estão sendo incluídas como viés para o ensino e aprendizagem. Com esta metodologia, as interações dos saberes se tornam complementares e grandes aliadas ao processo educacional. A repercussão destas ações didáticas desencadearam a oferta da disciplina optativa Pedagogia da Arte: Teatro, nos primeiros semestres, tanto de 2011 quanto de 2012.

Downloads

Publicado

07.04.2012

Como Citar

Vestena, R. de F., & Pretto, V. (2012). O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS. VIDYA, 32(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/270

Edição

Seção

Artigos