MODELAÇÃO E APLICAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS PROFISSIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO: UM REFERENCIAL DE AVALIAÇÃO

Sandra Jorge dos Santos, Tereza Bixirão Neto, Maria João Loureiro

Resumo


O presente artigo está relacionado com a investigação em curso, Avaliação da Gestão Curricular da Matemática nos Cursos Profissionais de nível III do ensino secundário em Portugal, e tem como principal propósito apresentar o referencial que sustenta essa avaliação. No contexto do ensino profissional em Portugal, a Modelação Matemática surge como um eixo estruturante para o desenvolvimento das competências matemáticas e das competências contempladas no perfil profissional de cada curso técnico-profissional, justificando esse fato a incidência do referencial de avaliação na Modelação Matemática. O seu desenho alicerça-se na revisão da literatura e nos pressupostos teóricos e metodológicos do marco teórico Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e Instrução Matemática. Assim, será apresentado, ainda que de forma sucinta, o entendimento dos autores consultados acerca de Modelação Matemática e do seu processo, que sustenta o nosso posicionamento na presente investigação, considerando as especificidades do ensino profissional e o referencial explicitado por meio de uma situação-problema que servirá de referência para cada critério e respectivo indicador.

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