ENSINANDO BIOLOGIA COM O MOODLE: PEDAGOGIA DA PARCEIRA NA PRÁTICA

Kely Cemin Faria, Lucia Maria Martins Giraffa

Resumo


Neste artigo, são apresentados os resultados da pesquisa baseada em propostas pedagógicas atuais, a qual destaca a importância do protagonismo do aluno em projetar-se na própria construção e/ou reconstrução do conhecimento por meio de novas perspectivas de gestão pedagógica, usando as possibilidades que as tecnologias digitais ofertam. Em consonância com esse contexto, destaca-se a concepção defendida pelas autoras da participação do professor como parte fundamental da mudança de paradigmas e transformação da sala de aula tradicional em um ambiente dinâmico. Na metodologia de trabalho utilizada, buscou-se favorecer a iniciativa, a criatividade e a ação dos alunos à realização das atividades oferecidas no ambiente virtual. Para mobilizar alunos de ensino médio na disciplina de Biologia, para essa nova concepção pedagógica, utilizamos diversos recursos do Moodle. Os resultados demonstraram que os alunos puderam vivenciar na sala de aula e fora dela oportunidades e discussões que não foram evidenciadas nos trimestres anteriores quando da utilização de recursos mais tradicionais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.