ENSINANDO BIOLOGIA COM O MOODLE: PEDAGOGIA DA PARCEIRA NA PRÁTICA

Autores

  • Kely Cemin Faria
  • Lucia Maria Martins Giraffa

Resumo

Neste artigo, são apresentados os resultados da pesquisa baseada em propostas pedagógicas atuais, a qual destaca a importância do protagonismo do aluno em projetar-se na própria construção e/ou reconstrução do conhecimento por meio de novas perspectivas de gestão pedagógica, usando as possibilidades que as tecnologias digitais ofertam. Em consonância com esse contexto, destaca-se a concepção defendida pelas autoras da participação do professor como parte fundamental da mudança de paradigmas e transformação da sala de aula tradicional em um ambiente dinâmico. Na metodologia de trabalho utilizada, buscou-se favorecer a iniciativa, a criatividade e a ação dos alunos à realização das atividades oferecidas no ambiente virtual. Para mobilizar alunos de ensino médio na disciplina de Biologia, para essa nova concepção pedagógica, utilizamos diversos recursos do Moodle. Os resultados demonstraram que os alunos puderam vivenciar na sala de aula e fora dela oportunidades e discussões que não foram evidenciadas nos trimestres anteriores quando da utilização de recursos mais tradicionais.

Downloads

Publicado

2012-04-07

Como Citar

Faria, K. C., & Giraffa, L. M. M. (2012). ENSINANDO BIOLOGIA COM O MOODLE: PEDAGOGIA DA PARCEIRA NA PRÁTICA. VIDYA, 32(1), 13. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/267

Edição

Seção

Artigos