ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES NO ESTUDO DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS E EXPONENCIAIS
Autores
Adriana Tiago dos Santos
Barbara Lutaif Bianchini
Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar alguns resultados da pesquisa realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio que visa o ensino das Funções Logarítmicas utilizando o software GeoGebra. Tais resultados foram obtidos na aplicação de uma sequência didática composta de quatro sessões. Neste trabalho, apresentamos os resultados da Sessão IV cujo objetivo das atividades propostas é possibilitar o reconhecimento da função logarítmica como a função inversa da exponencial. Os referenciais teóricos que subsidiaram esta pesquisa foram: os Registros de Representação Semiótica (DUVAL, 2003) e os Processos do Pensamento Matemático Avançado (DREYFUS, 1991) e como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática. A análise dos protocolos em conjunto com a observação das discussões feitas pelos sujeitos da pesquisa durante o desenvolvimento da sessão permitiu-nos constatar que as duplas apresentaram dificuldade em fazer a conversão do registro gráfico para o registro algébrico. O uso do GeoGebra possibilitou a visualização das funções estudadas no registro gráfico e os sujeitos realizaram comparações entre várias funções para concluírem que a função logarítmica é a inversa da função exponencial. As atividades propostas mobilizaram o desenvolvimento dos processos do PMA como: visualização, comparação, generalização e abstração.