ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES NO ESTUDO DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS E EXPONENCIAIS

Adriana Tiago dos Santos, Barbara Lutaif Bianchini

Resumo


Este artigo tem como finalidade apresentar alguns resultados da pesquisa realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio que visa o ensino das Funções Logarítmicas utilizando o software GeoGebra. Tais resultados foram obtidos na aplicação de uma sequência didática composta de quatro sessões. Neste trabalho, apresentamos os resultados da Sessão IV cujo objetivo das atividades propostas é possibilitar o reconhecimento da função logarítmica como a função inversa da exponencial. Os referenciais teóricos que subsidiaram esta pesquisa foram: os Registros de Representação Semiótica (DUVAL, 2003) e os Processos do Pensamento Matemático Avançado (DREYFUS, 1991) e como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática. A análise dos protocolos em conjunto com a observação das discussões feitas pelos sujeitos da pesquisa durante o desenvolvimento da sessão permitiu-nos constatar que as duplas apresentaram dificuldade em fazer a conversão do registro gráfico para o registro algébrico. O uso do GeoGebra possibilitou a visualização das funções estudadas no registro gráfico e os sujeitos realizaram comparações entre várias funções para concluírem que a função logarítmica é a inversa da função exponencial. As atividades propostas mobilizaram o desenvolvimento dos processos do PMA como: visualização, comparação, generalização e abstração.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.