AS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UMA META-ANÁLISE DO EPMEM

Autores

  • Dionísio Burak Universidade Estadual de Ponta Grosa, UEPG e Universidade Estadual do Centro -Oeste , UNICENTRO - Guarapuava
  • Daniele Regina Penteado Professora da Rede Pública de Ensino do Paraná -Secretaria de Estado da Educação-SEED

Resumo

Este artigo parte de um projeto maior e do trabalho de dissertação de Penteado (2015), focaliza as práticas com Modelagem no estado do Paraná. A questão norteadora é: O que se mostra das práticas que envolvem a Modelagem Matemática, realizadas na Educação Básica, a partir dos relatos de experiências constantes nos Anais do EPMEM, nas edições de 2004 a 2014? O objetivo principal é divulgar as características das práticas de Modelagem desenvolvidas. Constituem o corpus da pesquisa 31 trabalhos constantes dos Anais dessas edições. A pesquisa é qualitativa e os dados são analisados, segundo (Bardin (2009), utilizando o software Atlas. ti. Os resultados mostram que as práticas, mesmo realizadas com concepções diferentes, ainda com forte centralização no professor e a necessidade de maiores aprofundamentos na concepção de Educação Matemática, trazem resultados bastante significativos, em relação ao envolvimento e a aprendizagem da Matemática, segundo estudantes e professores que vivenciam essas práticas.

Biografia do Autor

Dionísio Burak, Universidade Estadual de Ponta Grosa, UEPG e Universidade Estadual do Centro -Oeste , UNICENTRO - Guarapuava

Prof. Dr. Titular  Aposentado do Departamento de Matemática da universidade Estadual do Cntro -Oeste, Guarapuava PR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de  CIências e Matemática e  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa- Prof. Pesquisador Sênior da Fundação Araucária: Agência fomento do Paraná

Daniele Regina Penteado, Professora da Rede Pública de Ensino do Paraná -Secretaria de Estado da Educação-SEED

Professora de Matemática da Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED.

Mestrado em Educação pela Univserdiade Estadual de Ponta Grossa, 2015

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Burak, D., & Penteado, D. R. (2019). AS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UMA META-ANÁLISE DO EPMEM. VIDYA, 39(1), 21–37. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2646

Edição

Seção

Artigos