ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA
Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão de literatura em quatro periódicos da área de Ensino de Ciências, compreendendo o período de 2004 a 2017, para o qual propõem-se investigar e entender como vem sendo abordada a articulação de temáticas à metodologia de Resolução de Problemas no âmbito educacional. Adicionalmente, busca-se identificar as relações estabelecidas entre os temas propostos e a estratégia metodológica de Resolução de Problemas com as diferentes áreas do conhecimento, reconhecer e discutir as compreensões relativas à articulação proposta por parte de professores e analisar quais são os tipos de temas e problemas sinalizados na literatura. A análise dos resultados evidencia uma articulação interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, além de apontar indícios sobre uma aprendizagem para a cidadania e para o desenvolvimento de habilidades e competências indicadas nos documentos oficiais para a educação brasileira, embora se confirme uma escassez de publicações que versem sobre o assunto.