INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DE CIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FUTUROS LICENCIADOS EM BIOLOGIA

Autores

  • Renato Araújo Torres de Melo Moul Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Risonilta Germano Bezerra de Sá Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal-Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O pensamento reducionista, amplamente utilizado no meio científico e pautado no paradigma cartesiano, busca a compreensão do complexo a partir do olhar para cada parte constitutiva. Tal paradigma científico dominante reflete-se também na realidade educacional vigente. Na tentativa de interpretar as influências paradigmáticas na construção do perfil do professor analisaram-se as relações entre as concepções paradigmáticas de Ciência e seus possíveis reflexos na construção da prática pedagógica de trinta licenciandos em Biologia por meio da análise semiolinguística do discurso. Percebendo-se que os estudantes supervalorizam o método científico e as experimentações, bem como reconhecem a tradicional dicotomia entre teoria e prática no ambiente acadêmico. Em um curso de formação de professores, as concepções paradigmáticas devem ser alargadas, a fim de não se reproduzir apenas as culturas primeiras do paradigma educacional dominante.

Biografia do Autor

Renato Araújo Torres de Melo Moul, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrado em Ensino de Ciências - PPGEC / UFRPE

Risonilta Germano Bezerra de Sá, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ensino de Ciências - PPGEC/UFRPE

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal-Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Bioquímica - Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Araújo Torres de Melo Moul, R., Germano Bezerra de Sá, R., & dos Anjos Carneiro Leão, A. M. (2018). INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DE CIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FUTUROS LICENCIADOS EM BIOLOGIA. VIDYA, 38(2), 181–194. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2496

Edição

Seção

Artigos