ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fabiane Lima Righi Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Doutora em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
  • Carmen Vieira Mathias Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora Regional da Obmep (RS 02) Tutora Grupo PET- Matemática.

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se resultados de uma pesquisa exploratória que fez parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi analisar os esquemas em ação da grandeza volume no contexto da formação inicial de professores de Matemática por meio da elaboração e aplicação de um teste cujas situações articularam diferentes formas de representações para serem solucionadas. O público alvo foi composto por alunos da disciplina de Geometria Espacial do Curso de Matemática Licenciatura da referida universidade. Apoiado na Teoria dos Campos Conceituais, o teste apresentou situações de medida, de comparação e de produção, requerendo a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Os resultados mostraram que os alunos têm dificuldades em: transformar unidades de medidas, compreender a independência da área e volume com a forma e suas medidas lineares. Também se verificou ênfase no quadro geométrico e numérico como obstáculo para a aprendizagem da grandeza volume, fato este que tem respaldo na forma como a unidade volume é estruturada, voltada ao cálculo dos principais sólidos geométricos e aplicação de fórmulas, sem relação com outras grandezas ou em diferentes situações.

Biografia do Autor

Fabiane Lima Righi, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria em 2016, atualmente cursando o Mestrado em Educação Matemática, na referida instituição.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Lima Righi, F., Pereira Santarosa, M. C., & Vieira Mathias, C. (2019). ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR. VIDYA, 39(1), 179–194. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2479

Edição

Seção

Artigos