UMA ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES NO LABORATÓRIO DE GRADUAÇÃO DE QUÍMICA

Autores

  • Adriane Röedel Hirdes Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Brasil
  • Vania Elisabeth Barlette Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Brasil
  • Paulo Henrique Guadagnini Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Brasil

Resumo

Este estudo analisa habilidades cognitivas manifestadas por estudantes numa atividade experimental investigativa no laboratório de graduação de química no processo de produzir e testar explicações argumentativas para a curva de resfriamento de uma amostra de ácido esteárico. A atividade foi planejada com base num modelo hipotético-preditivo, em três fases, com apoio de um sistema de aquisição automática de dados de modo a privilegiar o aspecto investigativo, voltado a elaboração e teste de hipóteses. Participaram do estudo, de forma voluntária e anônima, acadêmicos de uma universidade pública brasileira. Os participantes responderam a itens dos guias de acompanhamento da atividade. O instrumento de análise das habilidades alvo foi elaborado na perspectiva de processos cognitivos na dimensão do conhecimento da taxonomia de Bloom revisada. Os resultados indicam dificuldades para avaliar hipóteses, confrontar evidências e propor contra argumentos. Algumas habilidades cognitivas do pensamento complexo não foram identificadas.

Biografia do Autor

Adriane Röedel Hirdes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Brasil

Licenciada em Química e Bacharel em Química Ambiental pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente doutoranda em Química pela Universidade Federal de Pelotas e servidora da Universidade Federal do Pampa.

Vania Elisabeth Barlette, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Brasil

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos; Pós-doutora em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da mesma Instituição.

Paulo Henrique Guadagnini, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Brasil

Bacharel em Química, Mestre em Química e Doutor em Ciências  pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente professor associado da Universidade Federal do Pampa, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da mesma Instituição.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Hirdes, A. R., Barlette, V. E., & Guadagnini, P. H. (2018). UMA ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES NO LABORATÓRIO DE GRADUAÇÃO DE QUÍMICA. VIDYA, 38(2), 137–161. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2409

Edição

Seção

Artigos