ASPECTOS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADOS POR ESTUDANTES DO 6º ANO EM UM EPISÓDIO DE ENSINO

Autores

  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Departamento de Matemática - Universidade Estadual de Londrina.
  • Edilaine Pereira da Silva

Resumo

Este artigo relata parte de uma pesquisa de mestrado que investigou, analisou e discutiu aspectos do pensamento algébrico e linguagem manifestados por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem problemas em um experimento de ensino, devido a Steffe e Thompson (2000). O referencial teórico utilizado abordou quais processos matemáticos comprovam que crianças do Ensino Fundamental pensem matematicamente. A coleta de informações ocorreu em 2002 em uma escola pública de Palotina - PR. Apresentamos, neste artigo, a análise de um episódio de ensino à luz da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004). Como resultado, identificamos alguns aspectos de pensamento algébrico nos registros escritos dos estudantes, destacando o desenvolvimento de uma linguagem sincopada para expressar-se matematicamente, a utilização de símbolos não convencionais e convencionais relacionados a conceitos e propriedades, a compreensão dos conceitos envolvidos no problema, a utilização da proporção direta, a resolução de equações por meio de operações inversas, a análise e expressão de relações ente gandezas desconhecidas sem recorrerem a valores expecíficos, entre outros.

Biografia do Autor

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Departamento de Matemática - Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Matemática - CCE - UEL

área de Educação Matemática

Edilaine Pereira da Silva

Professora da rede estadual de ensino do Paraná.

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Publicado

15.06.2015

Como Citar

Savioli, A. M. P. das D., & da Silva, E. P. (2015). ASPECTOS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADOS POR ESTUDANTES DO 6º ANO EM UM EPISÓDIO DE ENSINO. VIDYA, 35(1), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/239

Edição

Seção

Artigos