ASPECTOS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADOS POR ESTUDANTES DO 6º ANO EM UM EPISÓDIO DE ENSINO

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Edilaine Pereira da Silva

Resumo


Este artigo relata parte de uma pesquisa de mestrado que investigou, analisou e discutiu aspectos do pensamento algébrico e linguagem manifestados por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem problemas em um experimento de ensino, devido a Steffe e Thompson (2000). O referencial teórico utilizado abordou quais processos matemáticos comprovam que crianças do Ensino Fundamental pensem matematicamente. A coleta de informações ocorreu em 2002 em uma escola pública de Palotina - PR. Apresentamos, neste artigo, a análise de um episódio de ensino à luz da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004). Como resultado, identificamos alguns aspectos de pensamento algébrico nos registros escritos dos estudantes, destacando o desenvolvimento de uma linguagem sincopada para expressar-se matematicamente, a utilização de símbolos não convencionais e convencionais relacionados a conceitos e propriedades, a compreensão dos conceitos envolvidos no problema, a utilização da proporção direta, a resolução de equações por meio de operações inversas, a análise e expressão de relações ente gandezas desconhecidas sem recorrerem a valores expecíficos, entre outros.

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