INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Cristiane Boneto PUC/SP
  • Ana Lucia Manrique PEPG em Educação Matemática da PUC/SP
  • Geraldo Eustáquio Moreira PEPG em Educação da UnB

Resumo

Este artigo busca desvelar indícios de representações sociais veiculados acerca de uma Comunidade de Prática (CoP) enquanto espaço de formação continuada e se deterá ao momento inicial de sua constituição. A CoP estudada nasceu de um grupo constituído por estudantes e professores que ensinam Matemática em escolas da rede pública, além de mestrandos e doutorandos da área da Educação Matemática. Foram coletados discursos proferidos por seus sujeitos nos primeiros seis meses de encontros para a constituição de dois discursos do sujeito coletivo (DSC). Aspectos como permissão para se expor e busca pela colaboração coletiva, juntamente com percepção da efetiva construção de conhecimento, impulsionaram os indivíduos a não somente superar as possíveis dificuldades, da ordem que fossem (cognitivas, emocionais ou sociais), como a perceber que essas são esperadas, temporárias e importantes, inclusive para o crescimento do grupo.

Biografia do Autor

Cristiane Boneto, PUC/SP

Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP

Ana Lucia Manrique, PEPG em Educação Matemática da PUC/SP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP

Geraldo Eustáquio Moreira, PEPG em Educação da UnB

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP

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Publicado

28.09.2018

Como Citar

Boneto, C., Manrique, A. L., & Moreira, G. E. (2018). INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. VIDYA, 38(1), 59–73. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2166

Edição

Seção

Artigos