ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA DESENVOLVIDA NA SALA DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA - SalAEst

Autores

  • Mauren Porciúncula Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marcia Senna de Souza Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marina Carpena Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

O presente artigo objetiva refletir acerca da satisfação dos estudantes do curso de Psicologia em relação às atividades desenvolvidas e à própria aprendizagem em uma disciplina de Estatística. Além disso, apresenta os referenciais que subsidiaram o planejamento da Sala de Aprendizagem de Estatística - SalAEst, local onde foram desenvolvidas as atividades da disciplina. Tais referenciais e a Teoria de Grupos Operativos embasaram o planejamento pedagógico. Os dados da presente análise foram coletados a partir de dois instrumentos. Constatamos que, embora atividades passivas sejam demandadas pelos estudantes, estes se dizem mais satisfeitos com a própria aprendizagem diante de metodologias ativas. Ademais, os estudantes reconheceram que as atividades grupais contribuíram para o processo de aprendizagem. Dessa forma, concluímos que ações que contemplaram métodos ativos, bem como grupos operativos, contribuíram com o processo de aprendizagem da Estatística.

Biografia do Autor

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Profa. Mauren Porciúncula é Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande e doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua no Ensino de Graduação e Pós-Graduação de Estatística e Pesquisa e Extensão em Educação Estatística. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Responsável pelo Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst. Coordenadora do Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Tutora do PET Conexões de Saberes Estatísticos - SabEst. Coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP/RS-05. Coordenadora do Curso de Matemática - Licenciatura - FURG. Coordenadora da equipe de Elaboração de Itens de Matemática para o ENEM na Universidade Federal do Rio Grande/INEP. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Estatística - GT-12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro da International Association for Statistical Education - IASE. Citações: PORCIÚNCULA, Mauren https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=UyhnflkAAAAJ E-mail: mauren@furg.br

Marcia Senna de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Psicóloga. Mestranda em Educação em Ciências.

Marina Carpena, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Psicóloga. Mestranda em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Porciúncula, M., Souza, M. S. de, & Carpena, M. (2016). ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA DESENVOLVIDA NA SALA DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA - SalAEst. VIDYA, 36(2), 491–505. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1835