CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Fabiane de Andrade Leite, Franciele Siqueira Radetzke

Resumo


Apresenta-se neste texto uma análise das compreensões de professores de Ciências da Natureza acerca do processo de contextualização na educação básica. A temática é pertinente tendo em vista a recorrência e ampliação no uso do termo, na legislação educacional brasileira, há vinte anos. Balizado sob a perspectiva histórico-cultural, o estudo tem como objeto de investigação os diários de bordo de professores da educação básica participantes de um projeto de formação continuada. Por meio da análise textual discursiva buscou-se investigar as escritas nos diários de bordo de professores que participaram de dez encontros de formação no ano de 2015. Nas escritas destacam-se a presença de ideias simplistas de contextualização como: cotidiano e realidade do aluno e indícios da compreensão do processo como movimento social. A partir do estudo depreende-se que os professores estão a caminho de apropriar-se de novas perspectivas de um ensino contextualizado nas aulas de ciências.


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