CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Apresenta-se neste texto uma análise das compreensões de professores de Ciências da Natureza acerca do processo de contextualização na educação básica. A temática é pertinente tendo em vista a recorrência e ampliação no uso do termo, na legislação educacional brasileira, há vinte anos. Balizado sob a perspectiva histórico-cultural, o estudo tem como objeto de investigação os diários de bordo de professores da educação básica participantes de um projeto de formação continuada. Por meio da análise textual discursiva buscou-se investigar as escritas nos diários de bordo de professores que participaram de dez encontros de formação no ano de 2015. Nas escritas destacam-se a presença de ideias simplistas de contextualização como: cotidiano e realidade do aluno e indícios da compreensão do processo como movimento social. A partir do estudo depreende-se que os professores estão a caminho de apropriar-se de novas perspectivas de um ensino contextualizado nas aulas de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









