FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITANDO AO INTERAGIR

Autores

  • Agnaldo de Oliveira
  • Suely Scherer

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado sobre uma ação de formação continuada à distância de professores de matemática, que trabalham em laboratório de informática nas escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul. Neste artigo, analisam-se a aprendizagem de um professor em formação, ao interagir com outros colegas no ambiente virtual de aprendizagem, e o papel do formador neste processo de formação. As análises são desenvolvidas a partir dos registros escritos realizados pelo professor, analisado no ambiente virtual de aprendizagem. O referencial teórico é orientado pelos estudos de Valente (2011; 2005), sobre as abordagens de educação a distância e os estudos de Scherer (2005), que caracterizam os sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem como habitantes, visitantes e transeuntes. A pesquisa evidenciou que no modelo de formação escolhido, o professor em formação, analisado no artigo, aprendeu ao interagir, assumindo uma atitude de habitante, em uma abordagem do estar junto virtual, segundo Valente (2005).

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Publicado

07.04.2012

Como Citar

de Oliveira, A., & Scherer, S. (2012). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITANDO AO INTERAGIR. VIDYA, 32(2), 13. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/275

Edição

Seção

Artigos