MATERIAIS MANIPULATIVOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CATEGORIZAÇÃO, USOS E EQUÍVOCOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5285

Palavras-chave:

Relações matemáticas; Matemática escolar; Jogos; Sistema de Numeração; Ensino e Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma compreensão acerca de materiais manipulativos na Educação Matemática, bem como discutir seus usos, cuidados e equívocos nas práticas pedagógicas. Esses materiais, que no campo educacional englobam quaisquer objetos físicos, pictóricos ou virtuais utilizados como recursos para o ensino de determinado conhecimento, foram agrupados em três categorias: materiais didaticamente construídos, que incluem todo tipo de material criado artificialmente por educadores para simular objetos e relações matemáticas que estimulem a construção de ideias matemáticas; instrumentos culturais herdados da tradição, que acompanharam e auxiliaram o desenvolvimento teórico da matemática; e objetos retirados da vida cotidiana, que atestam, de certa forma, algum fragmento do conhecimento matemático. São apresentadas distinções entre materiais utilizados no ensino de números e operações, em se tratando da forma como assumem valores e a sua estruturação, além de uma aproximação ou distanciamento entre jogos e materiais manipulativos. Os prós e contras acerca da utilização de materiais manipulativos na educação matemática também são discutidos, com ênfase a possíveis equívocos quanto à produção ou utilização desses materiais. Por fim, concluiu-se que a eficiência e eficácia do uso de manipulativos parecem estar relacionadas a três variáveis: a escolha do material, a clara e participativa instrução do professor e a participação no uso do material pelos estudantes, por meio de um processo matemático, em que o professor e os seus alunos fazem e atribuem sentidos aos objetos manipulativos.

Biografia do Autor

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Arthur Belford Powell, Rutgers University (RU), Newark, New Jersey, EUA

Doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (RU), New Brunswick New Jersey, Estados Unidos da América (EUA). Professor da Rutgers University (RU), Newark, New Jersey, EUA. 

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

20.06.2025

Como Citar

Silveira, E., Powell, A. B., & Grando, R. C. (2025). MATERIAIS MANIPULATIVOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CATEGORIZAÇÃO, USOS E EQUÍVOCOS. VIDYA, 45(1), 135–152. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5285

Edição

Seção

Artigos