MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVER A LITERACIA ESTATÍSTICA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4619

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Educação infantil, Literacia estatística, Formação integral

Resumo

A modelagem matemática se revela como uma possibilidade para a Educação Infantil. O objetivo dessa pesquisa é investigar o potencial da modelagem matemática na Educação Infantil com vista a desenvolver nas crianças a literacia estatística e contribuir para sua formação integral. Assim, foi desenvolvida uma prática de modelagem matemática com alunos do II período da Educação Infantil. De abordagem qualitativa, os instrumentos usados na produção dos dados foram ás notas de campo do professor, as produções textuais das crianças e o registro fotográfico. Os resultados revelam que a modelagem matemática possibilita desenvolver na criança a literacia estatística á medida que dá oportunidade para coletar, organizar, analisar os dados e comunicar os resultados em gráficos e tabelas. Ela contribui na formação integral da criança articulando as dimensões cognitivas, motoras e sociais possibilitando que ela se relacione melhor consigo mesmo, com o outro e com o meio em que está inserida.

Biografia do Autor

Silvana Cocco Dalvi, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutoranda em Educação pelo EDUCIMAT, Ifes, campus Vila Velha. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES-Campus Vitória (EDUCIMAT). Participa do grupo de pesquisa GEPEME desenvolvendo a pesquisa no campo da modelagem matemática. Graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (1997). Especialização lato-sensu em Matemática pela Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy" e Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco. Atualmente professora da Educação básica.

Luciano Lessa Lorenzoni, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática na Educação Matemática. Também atua no EDUCIMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFES

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Publicado

15.12.2023

Como Citar

Dalvi, S. C., & Lorenzoni, L. L. (2023). MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVER A LITERACIA ESTATÍSTICA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. VIDYA, 43(2), 245–265. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4619