AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Programa Bolsa Família

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar os ambientes de aprendizagem identificados em uma atividade de Modelagem Matemática sobre o Programa Bolsa Família, desenvolvida em uma escola do campo da Bahia. A pesquisa ancora-se nos estudos de Educação do Campo, Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. Os dados foram produzidos por meio da análise documental da atividade proposta para uma turma do Ensino Médio. Utilizou-se como categorias analíticas os ambientes de aprendizagem estabelecidos na relação entre a lista de exercícios, cenários para investigação e as referências à matemática pura, semirrealidade e à vida real. Os resultados mostram que a atividade de Modelagem Matemática pode ser proposta no ambiente de aprendizagem do tipo cenários para investigação no contexto da Educação do Campo, a partir de temas que discutem o modo de vida e trabalho dos camponeses, os programas sociais e a luta por políticas públicas afirmativas no campo brasileiro.

Biografia do Autor

Jonhnatan dos Santos Barbosa, Secretária de Educação do Estado da Bahia

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA. Tem desenvolvido pesquisas sobre Educação Matemática e Educação do Campo. Atualmente Professor da Educação Básica - Ensino Médio - Secretária de Educação do Estado da Bahia.

Aldinete Silvino Lima, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado na área de ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Mestre em Educação Contemporânea pela UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Possui Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - PE. Especialização em Avaliação Educacional em Matemática pela UFPE. Participou do Programa Intercalar de Doutoramento do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal) na área de Didática da Matemática no período de 1 de abril a 31 de julho de 2017 com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participa do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) da UFPE e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação do Campo (GEPEAMEC) da UFRB. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED) da UFRB. Foi professora de escolas do campo da rede de ensino do município de Tuparetama - PE. Atuou como professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com atuação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) no período (2017- 2022). Desde junho de 2022 é professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande e atua na Unidade Acadêmica de Educação do Campo, vinculada ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Tem experiência na área de Educação, Ensino de Matemática, Educação do Campo, formação de professores, gestão escolar e coordenação pedagógica de projetos com ênfase em Educação do Campo.

Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2019). É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática específica para ensinar e formação do professor que ensina Matemática.

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Barbosa, J. dos S., Lima, A. S., & Grilo, J. de S. P. (2023). AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. VIDYA, 43(2), 225–243. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618