O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4610

Palavras-chave:

Educação Matemática, Desenho Universal para Aprendizagem, Modelagem Matemática, Geometria, Ensino da Matemática

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a presença do Desenho Universal para Aprendizagem na abordagem da Modelagem Matemática em uma prática pedagógica aplicada em sala de aula em uma escola pública de Ensino Fundamental. Foi realizada uma intervenção pedagógica com 32 estudantes do 6º ano, coletando dados por meio de observação, anotações, gravações e fotos. Os resultados evidenciaram uma integração dinâmica e criativa na construção dos modelos físicos, relacionados ao cotidiano dos alunos. A aplicação da Modelagem Matemática revelou a presença do Desenho Universal para Aprendizagem, oferecendo práticas acessíveis e inclusivas. Conclui-se que a Modelagem Matemática pode ser uma abordagem promissora para promover uma educação acessível e inclusiva. Assim, o estudo destaca a importância de explorar diferentes formas de construir conhecimento, como o modelo físico, para atender às necessidades dos estudantes e promover uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

José Ricardo Dolenga Coelho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, graduado em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Professor de Matemática na rede municipal de Curitiba e na rede estadual de educação do Paraná.

Integrante do grupo de pesquisas Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagem (GEPETeL)/UFPR.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor e mestre em Métodos Numéricos em Engenharia, especialista em Tecnologias em Educação, especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica e Licenciado em Matemática.

Professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF), do Programa de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), todos da Universidade Federal do Paraná.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens (GEPETeL/UFPR/CNPq). 

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Coelho, J. R. D., & Góes, A. R. T. (2023). O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA. VIDYA, 43(2), 151–169. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4610