ANÁLISE DISCURSIVA DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ (2018): O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4586Resumo
Este artigo tem como objetivo geral produzir sentidos sobre os Princípios, Direitos e Orientações do Referencial Curricular do Paraná (RCP) de 2018 em torno da Educação Matemática com foco nos anos finais do ensino fundamental. Alinhavamos também a seguinte questão central: quais os sentidos predominantes que situam o processo de ensino e aprendizagem da Educação Matemática no RCP de 2018? Para dar cabo desta proposta, utilizamos a fundamentação teórica e metodológica da Análise de Discurso, estabelecendo costuras e conexões com a Base Nacional Comum Curricular de 2017. A pesquisa caminha para uma Educação Matemática isolada de críticas sociais e fortemente alinhada com preceitos meritocráticos regidos por um viés quantitativo e classificatório dos envolvidos pelo processo educativo, em uma abordagem que centraliza e prioriza a matemática como engrenagem regulatória e política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









