FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DE UMA OFICINA VIRTUAL

Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Luana Ehle Joras, Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Maria Rosa Chitolina Schetinger

Resumo


A pandemia causou enormes mudanças e desafios no setor educacional; os professores e estudantes precisaram se adaptar às tecnologias digitais que até então eram desconhecidas por alguns. Mesmo vivendo nesse panorama de distanciamento social foi necessário buscar o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de atividades remotas. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma oficina sobre construção de situações-problema em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nas Ciências da Natureza para professores de formação inicial e continuada. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada com alunos de Pós-Graduação. A coleta de dados foi realizada através da construção de situações-problema estimuladas por imagens, das quais, a transcrição dessas será considerada neste artigo. Os resultados indicam que esta oficina possibilitou excelentes reflexões em grupo por meio da utilização de técnicas propostas durante a prática, além de desafiá-los na construção das situações-problema em ABP e na possível utilização deste método em futuras aulas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3855

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.