CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018-2020: UM ESTUDO HISTÓRICO-CONCEITUAL

Adilson Luís Pereira Silva, Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior, Jackson Ronie Sá-Silva, Hawbertt Rocha Costa

Resumo


O entendimento das configurações eletrônicas constitui-se como um conhecimento fundamental em Química, pois permite explicar e prever diversas propriedades atômico-moleculares da matéria. Por este tema estar presente em livros didáticos de Química (LDQ), é relevante que sejam analisados, uma vez que norteiam a prática de muitos docentes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar como os autores dos LDQ aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (2018-2020) têm abordado a configuração eletrônica do ponto de vista histórico-conceitual. Para isso, consultamos os trabalhos originais dos cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da distribuição eletrônica (Thomson, Bohr, Stoner, Sommerfeld, Karapetoff, Madelung, Pauling e Yi), bem como outros trabalhos para avaliar a adequação histórica e conceitual. Os resultados destacam a necessidade de revisão dos LDQ, principalmente no que diz respeito à abordagem histórica, pois apresenta uma história individualista, em detrimento de uma abordagem mais contributiva para o entendimento da evolução do conceito.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3720

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