O DIAGNÓSTICO DA AÇÃO DE CONTROLE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3666

Resumo

O diagnóstico do estado dos conhecimentos e habilidades de estudantes se constitui como um recurso importante para balizar as práticas pedagógicas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar o nível de desenvolvimento inicial da orientação da ação de controle da resolução de problemas matemáticos de futuros professores. Realizado por meio de uma prova pedagógica, os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo e de correspondência com a orientação adotada como referência. Verificamos uma compreensão do controle como detalhamento da ação de resolver problemas, indicando uma incompreensão acerca do que é e de como se realiza essa ação. Portanto, é essencial chamar a atenção para uma adequada utilização do diagnóstico no âmbito da atividade de aprendizagem, transcendendo o entendimento sobre esse recurso como mero medidor de desempenho e empregando-o na elaboração de um retrato mais amplo acerca do que os discentes sabem, suas dificuldades e seus potenciais.

Biografia do Autor

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Educação pela UFRN (2020), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2013) e Licenciado em Matemática pela UECE (2011). É professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Didática Desenvolvimental (GPEM2D). Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP. Tem experiência como docente e pesquisador de Educação Matemática, atuante nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de Professores, Etnomatemática e Didática Desenvolvimental.

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Superior Pedagógico E. J. Varona Havana (1978), Graduação em Química pela Universidade de Havana (1980), Mestrado em Química pelo Instituto Superior Politécnico J. A. Echeverría Havana (1985) e Doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana (1992). Realizou estudos na Cátedra de Psicologia Pedagógica da Universidade Estadual de Moscou com N. F. Talízina. Atualmente é Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais, na Formação do Professores e na Formação de Conceitos Científicos e de Habilidades nas perspectivas teóricas de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin. Coordenou a Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente e a Base de Pesquisa Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente do Programa de PósGraduação de Educação da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa sobre a Teoria de Galperin. Participa também do Programa de Ensino de Ciências e de Matemática da UFRN. Membro dos Colegiados desses Programas. Coordena um projeto de estudo da aprendizagem baseado na teoria de Galperin, no qual se realizam atividades de colaboração com pesquisadores de Cuba, México e Espanha. Participa em projetos de pesquisas de Cooperação Internacional com países como Espanha, Portugal. Membro de várias redes de pesquisas e de colaboração, como a Rede de Estudos sobre a Universidade Pública Inclusiva e a Cultura Universitária, a Rede Iberoamericana de Educação. Membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC). Foi Assessor Pedagógico Especial da Secretaria de Educação do RN, onde coordenou o grupo de reformulação do Currículo do Sistema Estadual. Pesquisador em Produtividade Pesquisa CNPq

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Publicado

16.06.2021

Como Citar

Gonçalves, P. G. F., & Núñez, I. B. (2021). O DIAGNÓSTICO DA AÇÃO DE CONTROLE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. VIDYA, 41(1), 149–162. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3666