O DIAGNÓSTICO DA AÇÃO DE CONTROLE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Isauro Beltrán Núñez

Resumo


O diagnóstico do estado dos conhecimentos e habilidades de estudantes se constitui como um recurso importante para balizar as práticas pedagógicas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar o nível de desenvolvimento inicial da orientação da ação de controle da resolução de problemas matemáticos de futuros professores. Realizado por meio de uma prova pedagógica, os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo e de correspondência com a orientação adotada como referência. Verificamos uma compreensão do controle como detalhamento da ação de resolver problemas, indicando uma incompreensão acerca do que é e de como se realiza essa ação. Portanto, é essencial chamar a atenção para uma adequada utilização do diagnóstico no âmbito da atividade de aprendizagem, transcendendo o entendimento sobre esse recurso como mero medidor de desempenho e empregando-o na elaboração de um retrato mais amplo acerca do que os discentes sabem, suas dificuldades e seus potenciais.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3666

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