MODELAGEM NA EDUCAÇÃO E PESQUISA EM SALA DE AULA: POSSÍVEIS CORRELAÇÕES

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Carla Melo da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3615

Resumo

Este artigo apresenta um ensaio teórico que aborda duas teorias distintas: Modelagem na Educação e Pesquisa em Sala de Aula, com o objetivo de indicar pontos convergentes e correlacionar as duas teorias a fim de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem escolar. Como procedimento metodológico utilizou-se o Mapeamento na Pesquisa Educacional - Mapa Teórico, o qual foi realizado com uma busca em obras que contivessem teorias consolidadas acerca das temáticas em estudo. Após a análise destas teorias, foi possível verificar que existem similaridades e pontos de compatibilidade, permitindo a tessitura de articulações que, se utilizadas por professores, podem facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes por meio da modelagem e/ou pesquisa em sala de aula.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta (UFRB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UESC).

Carla Melo da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Matemática. Licenciada em Química e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Madruga, Z. E. de F., & Silva, C. M. da. (2021). MODELAGEM NA EDUCAÇÃO E PESQUISA EM SALA DE AULA: POSSÍVEIS CORRELAÇÕES. VIDYA, 41(1), 223–238. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3615