O FENÔMENO DA DESCRIÇÃO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: A DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA COMO DESENCADEADORA DO METATEXTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3588

Resumo

Neste texto, temos como objetivo apresentar a “descrição” como desencadeadora da escrita no movimento analítico na Análise Textual Discursiva (ATD), metodologia qualitativa de análise difundida em pesquisas em Educação. Desconhecemos textos que abordem a temática descrição em ATD, o que também justifica elaborarmos compreensões acerca deste fenômeno. Temos nos dedicado a compreender a categoria na ATD. Para isso, fizemos um exercício de análise no livro “Análise Textual Discursiva” (MORAES e GALIAZZI, 2007), usando-a como metodologia de análise. A partir das influências teóricas desta metodologia, iniciamos pela pressuposição de que uma descrição densa permite uma imersão nos fenômenos estudados com implicações nas interpretações e significados atribuídos a eles em direção a sua compreensão. Entretanto, como argumento central, percebemos que, na ATD, a perspectiva fenomenológica orienta o processo de elaboração categorial, a produção do metatexto e exige a interpretação hermenêutica.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Titular Aposentada da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto do Departamento de Sociais e Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2021-04-14

Como Citar

Galiazzi, M. do C., & Sousa, R. S. de. (2021). O FENÔMENO DA DESCRIÇÃO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: A DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA COMO DESENCADEADORA DO METATEXTO. VIDYA, 41(1), 77–91. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3588