AÇÕES FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO RIO GRANDE DO SUL NA VISÃO DE SUJEITOS PARTICIPANTES DO PIBID

Cristiane Antonia Hauschild, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


Este artigo visa a apresentar resultados parciais de pesquisa, apoiada pela FAPERGS por meio do Edital Auxílio Recém-Doutor nº 01/2017, que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no desenvolvimento profissional docente no Estado do RS. Metodologicamente é uma pesquisa com abordagem mista, qualitativa e quantitativa, do tipo Estudo de Caso. Está apoiada em diferentes autores do campo educacional, dentre os quais destacamos Marcelo (2009), Shulman (2014), Imbernón (2010) e Tardif (2002, 2008). Os sujeitos da pesquisa foram professores supervisores e coordenadores de área e bolsistas de iniciação à docência do Estado do Rio Grande do Sul. A análise por meio do Ranking Médio (RM) e Análise Textual Discursiva (ATD) permitem inferir que todas as 35 ações formativas foram consideradas relevantes, sobretudo, 34 foram consideradas muito relevantes, o que representa 97%.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3535

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.