AÇÕES FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO RIO GRANDE DO SUL NA VISÃO DE SUJEITOS PARTICIPANTES DO PIBID

Autores

  • Cristiane Antonia Hauschild Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3535

Resumo

Este artigo visa a apresentar resultados parciais de pesquisa, apoiada pela FAPERGS por meio do Edital Auxílio Recém-Doutor nº 01/2017, que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no desenvolvimento profissional docente no Estado do RS. Metodologicamente é uma pesquisa com abordagem mista, qualitativa e quantitativa, do tipo Estudo de Caso. Está apoiada em diferentes autores do campo educacional, dentre os quais destacamos Marcelo (2009), Shulman (2014), Imbernón (2010) e Tardif (2002, 2008). Os sujeitos da pesquisa foram professores supervisores e coordenadores de área e bolsistas de iniciação à docência do Estado do Rio Grande do Sul. A análise por meio do Ranking Médio (RM) e Análise Textual Discursiva (ATD) permitem inferir que todas as 35 ações formativas foram consideradas relevantes, sobretudo, 34 foram consideradas muito relevantes, o que representa 97%.

Biografia do Autor

Cristiane Antonia Hauschild, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1° grau - Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (1998), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), especialização em Educação Matemática (UNISC), mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005, 2016). Atualmente é professora de Matemática da Universidade do Vale do Taquari - Univates e coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica da Univates. Foi coordenadora institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Univates. Tem experiência na área de Matemática do ensino fundamental até a pós-graduação, bem como, com formação de professores.

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Química pela PUCRS (1975), Mestre em Educação pela UFRGS (1982) e Doutor em Educação pela PUCRS (1999). Especialista em Gestão Universitária no Instituto de Gestão e Liderança Universitárias da Organização Universitária Interamericana (IGLU/OUI), com estágio na Universidade de Laval, Quebec, Canadá. É membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC/EB) da Capes e Coordenador Adjunto da Área de Ensino de Pós-Graduação da Capes (2018-2022). Atualmente é professor titular da PUCRS, atuando como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e no curso de Licenciatura em Química. Na PUCRS, atuou como Coordenador de Departamento, Vice-Diretor da Faculdade de Química, Assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Coordenador da Rede ACOMECIM (SPEC/CAPES) - Ação Conjunta para a Melhoria do Ensino de Ciências (1988-1994) e Coordenador institucional do PIBID/Capes (2010-2018). Coordenou o I, X, XX e XXX Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) e o XX Encontro Nacional de Ensino de Química. Foi Vice-diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química – SBQ (2014-2016).

Downloads

Publicado

2021-04-14

Como Citar

Hauschild, C. A., & Ramos, M. G. (2021). AÇÕES FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO RIO GRANDE DO SUL NA VISÃO DE SUJEITOS PARTICIPANTES DO PIBID. VIDYA, 41(1), 59–75. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3535