A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA

Ana Paula Uflacker Toja, Ricardo Fajardo

Resumo


Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa investigou as contribuições do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores do município de São Borja/RS, em especial, o PNAIC-Matemática. Participaram da pesquisa 24 professoras de 13 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja. A teoria foi embasada em obras de autores como: Imbernón, Garcia, Nóvoa, entre outros. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário misto, interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Por meio da análise dos dados obtidos na pesquisa evidenciou-se que as ações desenvolvidas no âmbito do PNAIC proporcionaram algumas reflexões em torno da atuação das professoras em sala de aula, promovendo o repensar da própria prática pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.