FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITANDO AO INTERAGIR
Resumo
Este artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado sobre uma ação de formação continuada à distância de professores de matemática, que trabalham em laboratório de informática nas escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul. Neste artigo, analisam-se a aprendizagem de um professor em formação, ao interagir com outros colegas no ambiente virtual de aprendizagem, e o papel do formador neste processo de formação. As análises são desenvolvidas a partir dos registros escritos realizados pelo professor, analisado no ambiente virtual de aprendizagem. O referencial teórico é orientado pelos estudos de Valente (2011; 2005), sobre as abordagens de educação a distância e os estudos de Scherer (2005), que caracterizam os sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem como habitantes, visitantes e transeuntes. A pesquisa evidenciou que no modelo de formação escolhido, o professor em formação, analisado no artigo, aprendeu ao interagir, assumindo uma atitude de habitante, em uma abordagem do estar junto virtual, segundo Valente (2005).Downloads
Publicado
07.04.2012
Como Citar
de Oliveira, A., & Scherer, S. (2012). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: HABITANDO AO INTERAGIR. VIDYA, 32(2), 13. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/275
Edição
Seção
Artigos