PROFESSORES E FORMADORES: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Emerson Rolkouski Universidade Federal do Paraná
  • Suellen Rodrigues de Oliveira Mazzolli Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Resumo

Esse artigo tem por objetivo tecer compreensões sobre percepções do Professor de Matemática da Educação Básica e do Formador de professores de Matemática acerca das demonstrações e seu ensino. Para a realização deste estudo, elaborou-se um roteiro com questões pertinentes ao tema utilizado para entrevistar três Formadores e três Professores de Matemática. Os dados constituídos foram submetidos à Análise de Conteúdo, possibilitando a emersão de três categorias: a demonstração e o trabalho do Matemático; a demonstração e a formação e atuação do Professor de Matemática; e, a demonstração e a sala de aula de Educação Básica. Para cada uma das categorias foram construídos textos articulados à literatura pertinente apontando distanciamentos entre a formação e a atuação dos professores e a redução das funções da demonstração. Considerando-se os resultados encontrados, sugere-se caminhos para a superação da dicotomia formação/atuação que possam auxiliar no desenvolvimento do pensamento matemático na Educação Básica.

Biografia do Autor

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Exatas

Departamento de Expressão Gráfica

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática

Suellen Rodrigues de Oliveira Mazzolli, Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

Secretaria de Municipal de Educação de Curitiba

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Publicado

28.08.2019

Como Citar

Rolkouski, E., & Mazzolli, S. R. de O. (2019). PROFESSORES E FORMADORES: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA. VIDYA, 39(1), 311–332. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2621

Edição

Seção

Artigos