INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CULTURA DE SOJA COMO TEMÁTICA CONTEXTUALIZADORA

Autores

  • Elenize Rangel Nicoletti Universidade Federal do Pampa/ Professora Adjunta
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana
  • Lenira Maria Nunes Sepel Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este trabalho objetiva socializar e analisar os resultados de uma oficina realizada durante um curso para formação de professores da rede de ensino de Tupanciretã, RS. Desenvolvido no segundo semestre de 2016, o curso abordou a alfabetização científica dentro da perspectiva metodológica das Ilhas de Racionalidade (IR) como forma de discutir a inclusão de propostas interdisciplinares na Educação Básica. A temática escolhida, a cultura de soja, está estreitamente relacionada com a história agrícola do município. Como material de análise, utilizaram-se quatro esquemas relacionais produzidos por 20 professores reunidos em grupos divididos por áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas). A utilização da etapa inicial da IR apresentou-se como um importante exercício para o professor refletir e incluir a interdisciplinaridade e estimular a alfabetização científica, nos sujeitos, bem como nas suas práticas em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Elenize Rangel Nicoletti, Universidade Federal do Pampa/ Professora Adjunta

Docente do Curso de Ciências Exatas

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana

Docente do PPG em Ensino de Ciências e Matemática

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do PPG Educação em Ciências

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Nicoletti, E. R., Vestena, R. de F., & Sepel, L. M. N. (2018). INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CULTURA DE SOJA COMO TEMÁTICA CONTEXTUALIZADORA. VIDYA, 38(2), 37–52. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2441

Edição

Seção

Artigos