TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO: PRAXEOLOGIAS NACIONAIS E ESTADUAL PRESCRITAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE FUNÇÃO

Autores

  • Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN
  • Valdir Bezerra dos Santos Júnior Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Regina Mara Silva Pereira Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN
  • Sirlene Neves de Andrade Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Resumo

Neste artigo analisamos a proposta de ensino de São Paulo para a noção de função na transição entre o Ensino Fundamental - anos finais e o Ensino Médio. O objetivo foi identificar, nas propostas de ensino oficiais, as regularidades e diferenças, de forma a auxiliar uma reflexão sobre as possíveis mudanças que possam ser justificadas por meio de um estudo que mostre as dificuldades de articular ao mesmo tempo dois pontos de vista desenvolvidos de forma desarticulada, a saber: o ponto de vista relação entre grandezas e o ponto de vista relação entre conjuntos. O referencial teórico central consiste na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e as noções de quadro e mudanças de quadros, segundo definição de Douady, e pontos de vista conforme definição de Rogalski. A metodologia é qualitativa, utilizando o método da pesquisa documental. As análises mostram a existência de um descompasso nas abordagens para um mesmo ano escolar.

Biografia do Autor

Marlene Alves Dias, Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN

Professora/pesquisadora do Programa de Pós graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN

Doutora em Matemática pela Universidade Dennis Diderot - Paris 7

Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco

 

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN

Regina Mara Silva Pereira, Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN

Professora/pesquisadora do Programa de Pós graduação em Farmácia da Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN

 

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas

Sirlene Neves de Andrade, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Professor coordenado do Núcleo Pedagógico

 

Doutora em EducaçãoMatemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN

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Publicado

28.09.2018

Como Citar

Dias, M. A., dos Santos Júnior, V. B., Pereira, R. M. S., & de Andrade, S. N. (2018). TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO: PRAXEOLOGIAS NACIONAIS E ESTADUAL PRESCRITAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE FUNÇÃO. VIDYA, 38(1), 165–184. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2377

Edição

Seção

Artigos