TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO: PRAXEOLOGIAS NACIONAIS E ESTADUAL PRESCRITAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE FUNÇÃO
Resumo
Neste artigo analisamos a proposta de ensino de São Paulo para a noção de função na transição entre o Ensino Fundamental - anos finais e o Ensino Médio. O objetivo foi identificar, nas propostas de ensino oficiais, as regularidades e diferenças, de forma a auxiliar uma reflexão sobre as possíveis mudanças que possam ser justificadas por meio de um estudo que mostre as dificuldades de articular ao mesmo tempo dois pontos de vista desenvolvidos de forma desarticulada, a saber: o ponto de vista relação entre grandezas e o ponto de vista relação entre conjuntos. O referencial teórico central consiste na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e as noções de quadro e mudanças de quadros, segundo definição de Douady, e pontos de vista conforme definição de Rogalski. A metodologia é qualitativa, utilizando o método da pesquisa documental. As análises mostram a existência de um descompasso nas abordagens para um mesmo ano escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









