A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E A DIVERSIDADE REPRESENTACIONAL: LEITURAS CONVERGENTES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA

Autores

  • Keila Tatiana Boni Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Sérgio de Camargo Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

A partir de reflexões relacionadas à Teoria dos Campos Conceituais e à Diversidade Representacional, apresenta-se no presente trabalho algumas leituras convergentes entre ambas as teorias no que diz respeito à educação matemática e científica. Além de defesas relacionadas à diversidade de modos, registros e formas representacionais como essenciais para a aprendizagem, menções pertinentes à atribuições da pluralidade de contextos distintos no âmbito educacional, circunstanciados por uma diversidade representacional, são evidenciados como discursos convergentes em ambas as teorias. Ao elencar e discutir a respeito de aproximações conciliáveis entre os referenciais teóricos, enalta-se as atribuições de se promover um ensino na perspectiva de pluralidade e integração de modos, registros e formas representacionais em uma gama de contextos, visando o desenvolvimento conceitual nos campos matemático e científico.

Biografia do Autor

Keila Tatiana Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Paulo Sérgio de Camargo Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Boni, K. T., Laburú, C. E., & Camargo Filho, P. S. de. (2018). A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E A DIVERSIDADE REPRESENTACIONAL: LEITURAS CONVERGENTES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA. VIDYA, 38(1), 75–90. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2163

Edição

Seção

Artigos