EVIDÊNCIAS DA APRENDIZAGEM DOCENTE EM LICENCIANDOS DE UM CURSO DE QUÍMICA

Autores

  • Miriam Cristina Covre de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Nas últimas décadas tem-se observado um aumento considerável de pesquisas envolvendo os cursos de formação inicial. No entanto, poucas são voltadas à maneira como os futuros professores aprendem. Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar, por meio dos Focos da Aprendizagem Docente, as trajetórias formativas de licenciandos de um curso de Química. Para tanto, realizamos entrevistas ao final do primeiro e do segundo ano do curso, e após a transcrição foi realizada a análise com base nos pressupostos da análise textual discursiva. Percebemos que ao final do primeiro ano, o Foco de maior destaque era o do interesse, contudo esse foi ocasionado por diferentes motivos; e ao final do segundo ano, o Foco mais evidenciado foi o da identidade docente. Os licenciandos relataram que as disciplinas cursadas na graduação, a participação em projetos e em eventos científicos da área contribuíram para sua formação.

Biografia do Autor

Miriam Cristina Covre de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Covre de Souza, M. C., Dias Broietti, F. C., & Passos, M. M. (2018). EVIDÊNCIAS DA APRENDIZAGEM DOCENTE EM LICENCIANDOS DE UM CURSO DE QUÍMICA. VIDYA, 38(2), 163–179. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2158

Edição

Seção

Artigos