ENSINO DE CIÊNCIAS E RELIGIÃO: LEVANTAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS PRODUZIDAS ENTRE 1991 E 2016 QUE ABORDAM ESSA RELAÇÃO

Autores

  • Hernani Luiz Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)
  • Lizete Maria Orquiza-de-Carvalho Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo; Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Resumo

Neste trabalho procuramos identificar as pesquisas nacionais publicadas em forma de teses e dissertações nos últimos 26 anos (período entre o início de 1991 e o final de 2016) que abordassem a relação existente entre ensino de ciências e religião. Para tanto, fizemos buscas em três sites repositórios de teses e dissertações. Chegamos ao número total de 100 trabalhos. Entre os principais resultados se encontram a identificação de um crescimento numérico das publicações dentro da temática, uma predominância de trabalhos da área de Biologia bem como de pesquisas que fazem uso de entrevistas e questionários para investigar concepções sobre as relações entre ciência e fé religiosa de estudantes, professores e futuros professores. Identificamos também que em sua maioria os trabalhos (embora salientem as dificuldades inerentes de se trabalhar a temática em sala de aula) acreditam que podem ser profícuas as discussões de aspectos culturais e religiosos nas aulas de ciências.

Biografia do Autor

Hernani Luiz Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Bacharel e Licenciado em Física pela UFSCar. Mestre em Educação para a Ciência pela UNESP. Doutorando pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Adjunto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop.

Lizete Maria Orquiza-de-Carvalho, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo; Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pós-doutoramento no College of Education, da Michigan State University (1996 e 1997). Atualmente é professora aposentada no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e docente voluntária no Curso de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP e na Rede em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado - REAMEC.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

Azevedo, H. L., & Orquiza-de-Carvalho, L. M. (2017). ENSINO DE CIÊNCIAS E RELIGIÃO: LEVANTAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS PRODUZIDAS ENTRE 1991 E 2016 QUE ABORDAM ESSA RELAÇÃO. VIDYA, 37(1), 253–272. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1972

Edição

Seção

Artigos