ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3778

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo com objetivo de analisar o entendimento de professores dos anos inicias sobre o processo de alfabetização científica enquanto aporte ao ensino de Ciências. Em termos metodológicos a pesquisa é de natureza qualitativa e interpretacionista, tendo como sujeitos 86 professores dos anos iniciais de escolas públicas e privadas da região sul e sudeste do Brasil. A pesquisa foi realizada com o uso de questionário online e apontou como resultado que os professores investigados: reconhecem a importância da alfabetização científica e do ensino de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamental; necessitam estabelecer mais diálogos com os estudantes sobre temas vinculados a Ciências; precisam revisitar seus conteúdos e metodologias como forma de ressignificação dos temas abordados; e, necessitam ter acesso a novos recursos educacionais como forma de oportunizar a construção de um aprendizado significativo e mais próximo da realidade dos alunos.

Biografia do Autor

Bruna Eduarda Rocha, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Passo Fundo

Formação: Bacharel em Administração - IMED; licenciatura em Pedagogia - FABE; Especialização em Ciências da Natureza e suas tecnologias - IFSUL. Mestranda em Educação pelo PPGEDU 

Wylana Cristina Alves de Souza, Universidade de Passo Fundo

Formação: Licenciada em Letras e em Pedagogia e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Universidade de Passso Fundo

Downloads

Publicado

10.11.2021

Como Citar

Rocha, B. E., Souza, W. C. A. de, & Rosa, C. T. W. da. (2021). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 41(2), 1–20. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3778

Edição

Seção

Artigos