REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÕES: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Nilton Cesar Garcia Salgueiro
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Departamento de Matemática - Universidade Estadual de Londrina.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em tarefas envolvendo diferentes registros de representações semióticas de funções. Investiga-se de que maneira esses estudantes lidam com o conceito de função ao se depararem com tarefas contemplando diferentes registros de representação semiótica desse objeto matemático. Conclui-se que as tarefas possibilitaram aos estudantes a realização de conversões entre alguns registros de representação semiótica: registros na relação entre dois conjuntos, registro gráfico e registro algébrico do objeto função; contudo, a conversão do registro gráfico para qualquer outro registro apresentou dificuldades para os estudantes.

Biografia do Autor

Nilton Cesar Garcia Salgueiro

Mestre em Educação Matemática pelo PECEM UEL. Professor da Educação Básica.

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Departamento de Matemática - Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Matemática - CCE - UEL

área de Educação Matemática

Downloads

Publicado

11.12.2014

Como Citar

Salgueiro, N. C. G., & Savioli, A. M. P. das D. (2014). REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÕES: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. VIDYA, 34(2), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/34

Edição

Seção

Artigos